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CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO CEACA

1. HISTÓRICO 

2. O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 

2.1 Descrição 

O Centro de Documentação (doravante CEDOC) caracteriza-se como uma entidade que recebe doações de documentos e objetos de pessoas que, de modo direto ou indireto, contribuem para a construção da história e dos saberes próprios do CEACA. 

2.2 Objetivos 

● Guardar e difundir documentos de pessoas que, de algum modo, contribuíram para a história do CEACA; 

● Receber e manter fundos documentais que reúnam arquivos sobre diferentes temáticas, mas que, ao constituírem um Fundo, tenham, no mínimo, uma origem comum: um mestre, um pesquisador, um grupo, etc. (o que, em última instância, deverá nomear o Fundo); 

● Viabilizar o acesso à documentação custodiada;

● Fomentar a pesquisa sobre a documentação custodiada. 

2.3. Instalações

2.3.1. Sala de Acervo 

A sala de acervo contém uma estante. 

2.3.2 Sala de Higienização 

A sala de higienização prevê uma área para recebimento de conjuntos documentais, tratamento, seleção, limpeza e conservação dos mesmos e ainda uma sala de Arranjo da documentação para organização intelectual e física dos documentos conforme sua proveniência.

2.3.3 Sala de consulta 

Espaço para a recepção e o atendimento ao público.

3. Patrimônio 

3.1. Mobiliário 

  •  Arquivo de aço 
  •  Estantes de aço simples e duplas
  •  Mesas de consulta 
  •  Cadeiras

3.2. Equipamentos 

  •   Computadores 
  •   Scanners 
  •   Máquina fotográfica 
  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 

4.1 DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA 

4.1.1 Direção – diretor e vice 

4.1.2 Conselho de Acervo e Patrimônio – presidente e membros 

4.1.3 Colegiado 

5. DESCRIÇÃO DOS FUNDOS 

Temos sob guarda permanente do CEDOC/CEACA os seguintes fundos documentais: 

5. 1. Fundo documental Mestre Alcides de Lima

5.2 Fundo documental Valter

5.3 Fundo documental Katiane 

5.4 Fundo documental Ana

5.5 Fundo documental Annalissa Mazzola

5.6 Fundo documental Almir Almas

5.7 Fundo documental Emerson Marinheiro

6. DESCRIÇÃO DOS ACERVOS 

6.1 Acervo (biblioteca)

7. POLÍTICA DE ACERVO E INCORPORAÇÃO 

O CEDOC/CEACA pauta-se na recepção, organização, preservação e disponibilização de arquivos pessoais de integrantes do grupo. Acervos de outros capoeiristas e mestres também são de grande interesse para o CEDOC/CEACA, desde que em consonância com suas áreas de interesse. Não há restrição quanto ao recorte cronológico da documentação, quanto ao gênero documental (textual, iconográfico, sonoro, audiovisual, bibliográfico e tridimensional) e quanto ao suporte (papel, eletrônico, digital, magnético). 

7.1 Comissão de Política de Acervo 

Cabe à comissão estudar, construir e implantar a política de incorporação de fundos documentais para o acervo do CEDOC/CEACA. Integram a Comissão de Política de Acervo: a Direção, o Conselho de Acervo e Patrimônio, e o Colegiado. 

7.2 Protocolo de Incorporação 

A entrada de fundos documentais no CEDOC/CEACA se dará por meio de doação voluntária previamente avaliada e aprovada pela Comissão de Política de Acervo. A doação permite que arquivos pessoais sejam preservados e acessados pelo público, portanto, se constitui em uma ação legal formalizada mediante um termo firmado entre a Direção do CEDOC/CEACA e o doador do arquivo, assim, ficam garantidos ao CEDOC/CEACA os direitos de divulgação e publicação dos documentos que integram a doação. O Termo de Doação utilizado pelo CEDOC/CEACA está no item 9. 

8. REGULAMENTO E NORMATIVAS 

8.1 Condições de uso e acesso 

As consultas presenciais serão feitas exclusivamente mediante agendamento prévio, em sala de consulta, no Centro de Documentação. Para consulta aos documentos, é necessário: 

  1. Documento de identificação com foto; 
  2. Carta de apresentação da instituição para a qual o pesquisador trabalha ou carta de justificativa pessoal para a realização da consulta; 
  3. Formulário de agendamento preenchido com dados de identificação pessoal, título, resumo e objetivos do projeto de pesquisa. 

8.2 Normas de conduta 

  1. Não entrar no arquivo portando alimentos e/ou líquidos. 
  2. Não fumar no ambiente onde haja documentos. 
  3. Usar luvas e máscara quando estiver em contato com a documentação. 
  4. Para registros, usar somente lápis ou lapiseira; jamais usar canetas. 
  5. Ao fazer anotações, depositar as folhas diretamente sobre a mesa; nunca escrever em cima de outros documentos. 
  6. Não dobrar, rasurar, recortar, grampear ou se debruçar sobre os documentos. 
  7. Ao consultar documentos avulsos, não tirá-los da ordem em que se encontram. 
  8. Não utilizar como marcadores de página objetos de nenhuma espécie. 
  9. É terminantemente proibida a entrada de animais no arquivo. 
  10. Aquele que destruir documentos de valor permanente e de interesse público e social, ficará sujeito à responsabilidade administrativa, civil e penal, de acordo com a legislação em vigor. 

8.3 Agendamento 

Telefone:
Email:
Endereço: 

Horário de atendimento: de segunda a sexta, exceto feriados nacionais, estaduais ou municipais, das 8h às 18h. 

8.4 Horário de consulta presencial: de segunda a sexta, exceto feriados nacionais, estaduais ou municipais, das 9h às 17h, sem intervalo para almoço, mediante agendamento prévio de, no mínimo, 24 horas. 

9. TERMO DE DOAÇÃO 

Termo de Doação

Pelo presente instrumento, ____________________, CPF no. __________________, RG no. ____________________, ora designado DOADOR, de outro lado, o Centro de Documentação do CEACA, localizado _____________________, doravante denominado DONATÁRIO, neste representado por _____________ (diretor do CEACA), celebram o presente TERMO DE DOAÇÃO. Os bens são doados por livre e espontânea vontade. Os objetos de doação destinam-se às atividades de ensino e pesquisa. E assim, por estarem de acordo com a presente DOAÇÃO é lavrado o presente termo que vai devidamente assinado pelas partes e testemunhas.

___________________

DOADOR

__________________

DONATÁRIO

_____________

Testemunha 1

Nome e CPF

________________

Testemunha 2

Nome e CPF